O conteúdo desse blog tem fins informativos e humoristicos. A reprodução do nosso conteúdo é permitida e incentivada, desde que seja citada e linkada à fonte.

22 de dez. de 2010

Os Monumentos Mais Misteriosos do Mundo

O mundo está cheio de antigos monumentos construídos por mestres artesãos, a fim de honrar pessoas, reis e divindades . E embora a maioria desses locais foram cuidadosamente estudados e pesquisados por cientistas e historiadores, alguns são simplesmente tão velhos, incompletos ou obscuros que ainda não sei muito sobre o porque eles foram construídos ou com que finalidade. Os seguintes são alguns marcos históricos que, seja por intenção ou simplesmente devido à passagem do tempo, continuam a intrigar as pessoas que os estudam.



01. Stonehenge





Stonehenge (do inglês arcaico "stan" = pedra, e "hencg" = eixo) é um monumento megalítico da Idade do Bronze, localizado na planície de Salisbury, próximo a Amesbury, no condado de Wiltshire, no Sul da Inglaterra. O Stonehenge é uma estrutura composta, formada por círculos concêntricos de pedras que chegam a ter cinco metros de altura e a pesar quase cinquenta toneladas.

Ainda não se sabe quem construiu esse monumento, mas o que se sabe é que possivelmente nenhum povo europeu da época tinha conhecimentos de engenharia para construir uma casa mais sofisticada , quanto mais um monumento dessa grandiosidade, não se tem indícios de nenhuma civilização europeia que a 2.900 anos, tenha mapeado o céu, pois Stonehenge tem alinhamentos com as estrelas perfeitos.

Stonehenge é o monumento pré-histórico mais importante da Inglaterra e não há nada semelhante à ele em todo o mundo. Este altar de pedras tem sido usado há 5000 anos e até hoje não se tem certeza absoluta qual era sua finalidade. Rituais Druidas, cerimonias em homenagem ao sol, centro de sacrifícios ou portal para seres de outros planetas ou seres de dimensões espirituais. Estas são algumas possibilidades sempre lembradas.

Ninguém até hoje conseguiu provas definitivas de como foi construído, por quem exatamente, de onde obtiveram os conhecimentos de astrologia, arquitetura e matemática. Especula-se diversos objetivos da construção do mesmo, tendo em vista que foi construído em 3 etapas com um distanciamento imenso entre uma e outra.

As pedras para construir Stonehenge foram trazidas de até 400 km de distância. Algumas pesam 50 toneladas e tem 5 metros de altura. Se alguém traçar uma linha no chão, passando no meio do círculo formado pelas pedras, vai ver que esta linha aponta para a posição do nascer do sol de verão. Até hoje não existe explicação do motivo pelo qual estas pedras foram trazidas de tão longe, o povo da época não tinham ferramentas como as dos dias de hoje, não possuíam tecnologia mas tiveram a capacidade de criar um monumento espetacular como esse.



Seja como for, espiritual ou místicos, elementos religiosos foram fundamentais para Stonehenge, o projeto inclui uma função de observatório celeste, que poderia ter permitido a previsão do eclipse, solstício, equinócio e outros eventos celestes importantes para uma religião contemporânea.



02. Esfinge de Gizé


Esfinge de Gizé

A Grande Esfinge de Gizé é uma estátua composta do corpo de um leão e uma cabeça humana. Situada no norte do Egito, no planalto de Gizé, na margem oeste do rio Nilo, ao redores da atual metrópole do Cairo. Não se tem certeza qual seria o nome usado pelos antigos egípcios para designar a estátua, já que a palavra "esfinge" foi dada já na Antiguidade clássica baseando-se numa criatura da mitologia grega formada pelo corpo de um leão, a cabeça de uma mulher e asas de águia. Ela foi construída pelo antigos egípcios no terceiro milênio a.C. Porém, existe um grupo de pesquisadores que afirmam que a esfinge seria muito mais antiga, datando de no mínimo, 10.000 a.C. Baseando-se na análise do calcário e sinais de erosão. A Grande Esfinge foi esculpida em pedra calcária, tendo aproximadamente 57 metros de comprimento, 6 metros de largura e 20 metros de altura, tornando-a a maior estátua esculpida em apenas um bloco de pedra.

Não se sabe o paradeiro do nariz da estátua, de um metro de largura. Segundo lendas, o nariz teria sido arrancado por balas de canhão da artilharia de Napoleão Bonaparte ou também por tropas britânicas, até mesmo pelos mamelucos. Havia também a serpente Uraeus que ficava na testa e o cavanhaque que possívelmente foram destruídos pela ação do tempo.
A esfinge olha para o leste e tem um pequeno templo situado entre suas patas.



Para os egípcios, a figura do leão era tido como um guardião dos lugares sagrados e do subterrâneo de leste a oeste, assumindo as características de um protetor, simbolizado através das seguintes inscrições em sua boca: “ Eu protejo a capela do teu túmulo. Eu guardo tua câmara mortuária. Eu mantenho afastado os intrusos. Eu jogo os inimigos no chão e suas armas com eles. Eu expulso o perverso da capela do sepulcro. Eu destruo os teus adversários em seus esconderijos, bloqueando-os para que não possam mais sair”.

Em uma época a esfinge ficou enterrada devido as tempestades de areia que acontecem na região, e segundo lendas, certa vez, por volta de 1400 a.C. a areia estava chegando próximo ao seu pescoço, quando um príncipe que caçava na região deitou próximo à sua cabeça e adormeçeu. Durante o sono, ele ouviu a voz da esfinge prometer-lhe que ele se tornaria rei do Egito antes de seus irmãos mais velhos, caso mandasse retirar a areia que a cobria. Ao despertar, o príncipe resolveu cumprir sua parte do acordo e antes que a tarefa toda fosse completada ele tornou-se o Faraó Tutmós IV. Entre as patas, consta uma inscrição com o relato do sonho do Faraó.


Esfinge de Gizé quando encontrava-se coberta por areia. Séc XIX


Apesar de sua reputação como um dos mais famosos monumentos da antiguidade, é ainda muito pouco conhecido sobre a Esfinge de Gizé mediante a sua grandiosidade. Egiptólogos podem ter um pequeno entendimento de por que a estátua foi construída. Mas quando, como, por quem, qual o paradeiro do nariz, qual a verdadeira idade dela, quem são as múmias encontradas em seu interior, ainda constitui um grande mistério.


03. Pedras guia da Geórgia


As Pedras guia da Geórgia (Georgia Guidestones) formam um monumento em granito localizado no cume de um dos montes mais altos no Condado Elbert, Geórgia, Estados Unidos e nele estão gravados dez frases em oito línguas modernas: inglês, espanhol, suaíli, hindi, hebreu, árabe, chinês e russo, e uma pequena mensagem, no topo, escrita em quatro línguas antigas: babilônio, sânscrito, grego e em hieróglifos egípcios.


Enquanto a maioria dos monumentos misteriosos nesta lista só foram construidos em séculos passados, esse foi construído durante o periodo da Guerra Fria. Foi encomendado em 1979 por um homem que usou o pseudônimo de RC Christian, que contratou a empresa Elberton Granite Finishing para que construíssem a estrutura. Embora seja apenas especulações detalhes levam a supor que tal monumento foi encomendado pela ordem esotérica hermética conhecida como Rosa-Cruz. Mesmo que esse monumento seja relativamente desconhecido para a maioria das pessoas, ele é um importante vínculo para a Hierarquia Ocultista que se faz presente no mundo em que vivemos.

A estrutura foi cuidadosamente construida de modo que ela está alinhada com o sol sobre os solstícios e os equinócios, e um pequeno furo sempre apontada na direção da Estrela Polar.


O orifício que você vê foi perfurado na pedra central para que a Estrela do Norte possa ser vista por ele a qualquer momento. Esta foi uma das várias exigências estipuladas por R. C. Christian ao contratar a construção do Stonehenge. Isso reflete a obsessão dele com o alinhamento das estrelas, o Sol e a Lua. Os ocultistas frequentemente adoram o alinhamento e movimento dos corpos celestes como parte de suas cerimônias religiosas.

As mensagens gravadas nas Pedras-Guia da Geórgia lidam com quatro campos principais: (1) Governança e o estabelecimento de um governo mundial; (2) Controle populacional e da reprodução; (3) Meio ambiente e o relacionamento do homem com a natureza; (4) Espiritualidade.
Dentre eles estão pontos estranhos para garantir a paz na Terra, que inclui vagas proclamações como "Valorizar a verdade, a beleza e o amor, buscando harmonia com o infinito. ", e comandos muito específicos como "manter a humanidade abaixo de 500.000.000 em equilíbrio constante com a natureza." e "Unir a humanidade com um novo idioma vivo."



Parte do monumento onde registra inscrição em lingua Inglesa



Os comentários a respeito da criação do monumento faz dele um dos marcos mais controversos nos Estados Unidos, e eles têm sido protestados e até mesmo vandalizados por grupos que gostariam de vê-los destruídos.

Para todas as suas controvérsias, muito pouco se sabe sobre quem construiu o Guidestones ou o que é seu verdadeiro propósito. RC Christian afirmou que ele representava uma organização independente, quando encomendou o marco, mas nem ele nem o seu grupo tem se manifestado desde a sua construção. Uma vez que o monumento foi construído durante o auge da Guerra Fria, uma teoria popular sobre as intenções do grupo é que o Guidestones serviria como uma cartilha de como reconstruir a sociedade.



04. Moais da Ilha de Páscoa



A ilha de Páscoa é uma ilha da Polinésia oriental, localizada no sul do Oceano Pacífico Está situada a 3600 km de distância da costa oeste do Chile. São apenas 18 km² de terras áridas, originárias das erupções de quatro vulcões, hoje inativos. Pertencente ao Chile, ela é a porção de terra habitada mais isolada do restante da humanidade em todo o Planeta. Qualquer terra mais próxima, está a uma distância de 3000 a 3200km, por isso os pascoanos chamam-na de "umbigo do mundo"; é de imensa solidão, cercada pelas águas perigosas do sul do Oceano Pacífico. Este pequeno pedaço de terra da Oceania foi descoberto por acaso pelo almirante holandês Jacob Roggeven, justamente num domingo de Páscoa de 1772, daí o nome.


Localização da Ilha de Páscoa 3.600 Km da costa chilena

Os moais foram esculpidos em algum momento entre 1250 e 1500 dC pelos primeiros habitantes da ilha, e acredita-se que retratam os povos antepassados , e que em sua cultura foram consrtuidas como uma espécie de divindades. Suas dimensões e pesos são variáveis, indo de três a dez metros de altura, com algumas dezenas de toneladas. Feitas com material relativamente frágil, a lava vulcânica petrificada, deveriam ser deslocados com muito cuidado e com as mãos, pois não haviam máquinas para esse fim naquela época. Tal façanha à luz da razão é inteiramente impossível, levando-se em consideração a natureza do terreno que é acidentado e pedregoso.
São centenas de homens gigantescos espalhados pela pequena superfície da ilha, ao todo, mais de mil. Têm sempre no rosto a mesma expressão e parecem vigiar os horizontes desde todos tempos, com olhar distante e sereno. Colossais, imponentes, insondáveis. Muito se estudou e se estuda sobre eles e, no entanto, continuam sendo um dos mais inexplicáveis mistérios do planeta Terra.



Moais da Ilha de Páscoa

Durante milênios os moais estiveram protegidos do restante da humanidade, pela sua localização perdida no sul do Pacífico. Os habitantes primitivos da ilha contam que, a história dos moais é a mesma história deles, ou seja, vieram de uma ilha fadada a desaparecer sob as águas. Sempre que contam esta história, passada de geração em geração, dizem que as monumentais esculturas foram transportadas, das bases dos vulcões onde foram construídas, para plataformas artificiais onde efetivamente estão, pelo "mana", poder sobrenatural que o rei possuía, pois bastava que ele olhasse para uma das estátuas e a mesma se levantaria, "pousando" no lugar desejado.

As mais de mil estátuas da Ilha de Páscoa contêm em si uma pergunta imediata: como um lugar tão pequeno e isolado poderia originar uma cultura capaz de obras tão espetaculares? Desvendar os mistérios desta ilha não é uma tarefa fácil. Há inúmeras décadas pesquisadores e arqueólogos têm se dedicado às questões que Páscoa suscita: quem construiu os moais? Como foram eles transportados até os ahus? -Durante a pesquisa cheguei a um ponto que fiquei bastante intrigado. Qual a origem dos habitantes deste local? como eles chegaram lá? Para a ocupação da América, por exemplo, há explicações e teorias à respeito, mas relacionado a ilha de páscoa eu não encontrei respostas. Esse é um dos mais misteriosos monumentos na minha opinião.


Moais


05. Sacsayhuaman







Sacsayhuamán (Sacsahuaman ) é um complexo murado perto de Cusco , antiga capital do império Inca. O local, está a uma altitude de 3.701 M. Não muito longe da famosa cidade inca de Machu Picchu no Peru .

A série de três paredes foi montada a partir de enormes blocos de 200 toneladas de rocha e calcário, e elas estão dispostas em ziguezague ao longo da encosta. A mais longa é de aproximadamente 1000 metros de comprimento e cada uma, com cerca de quinze metros de altura. O monumento está surpreendentemente em bom estado para a sua idade, especialmente considerando a propensão da região para tremores de terra.

A construção foi iniciada pelo Inca Pachacuti, antes de 1438. Quem melhor descreve o monumento é o cronista Garcilaso de la Vega, que afirmou que sua construção durou cerca de 50 anos até o período de Wayna Qhapaq; e ficou concluída na época da chegada dos conquistadores.

Supõe-se que o monumento foi construído originalmente com propósitos militares para defender-se de tribos invasoras que ameaçavam o Império Inca. Mesmo com todas as evidências a forma estranha e os ângulos das paredes têm levado alguns a especularem que ele pode ter tido uma função mais simbólica, sendo um exemplo de que o muro, quando visto ao lado de Cuzco a partir de cima, tem a forma da cabeça de um puma.

Vista panorâmica de Sacsayhuamán com a cidade de Cusco ao fundo.

Ainda mais misteriosa do que o uso do monumento, no entanto, são os métodos que foram usados na sua construção. As pedras se encaixam tão perfeitamente que nenhuma folha de papel ou uma faca podem deslizar entre elas. Não há nenhuma argamassa. Elas costumam se juntar em superfícies complexas e irregulares que parece ser um pesadelo para o pedreiro.

As gigantescas pedras de Sacsaihuaman

Os cientistas especulam que o processo de alvenaria pode ter sido assim: depois de esculpir a forma desejada da pedra fora da estrutura, eles de alguma forma suspenderam a pedra em um andaime ao lado dela. Eles teriam então quem traçar um padrão para a pedra, a fim de planejar a forma de quebra-cabeça apropriado para que ela se encaixasse na estrutura (refiro ao espaço a ser preenchido). A fim de fazer uma cópia exata das bordas da peça que faltava no muro, o pedreiro pode ter usado uma vara reta com um enforcamento para marcar suas bordas e marcar pontos exatos para esculpir a pedra que ali se encaixaria. Depois de traçar o padrão, eles esculpem a pedra batendo para obter a forma geral, antes de usar outros materiais para lixa-las e conseguir maior precisão. Depois ela seria encaixada no espaço a ser ocupado. Na verdade, essa técnica toda é apenas especulação científica. O método poderia ter funcionado na prática, mas isso não significa que esta é a forma como os pedreiros antigos fizeram.

Detalhe do muro.

Atualmente se pode apreciar somente 20 % do que foi o conjunto arqueológico, já que na época colonial os espanhóis destruíram seus muros para construir casas e igrejas em Cusco. Para chegar ao lugar deve-se utilizar a estrada que une Cusco com o Vale Sagrado dos Incas. Também se pode acessar por uma via para pedestres a partir de Cusco.


06. Círculo de Goseck



O Círculo de Goseck localiza-se em Goseck, no Distrito de Weissenfels, no Estado de Saxônia-Anhalt, na Alemanha. Um dos marcos mais misteriosos na Alemanha é o Círculo Goseck, um monumento feito de terra, cascalho e paliçadas.

O círculo é composto de uma série de valas circulares rodeado por paredes paliçadas, que já foram reconstruídas por marceneiros que trabalharam com ferramentas manuais, para que os postes de madeira tivessem mais autenticidade. As paliçadas tem três aberturas, ou portas, direcionadas ao sudeste, sudoeste e norte. Acredita-se que o monumento foi construído em torno de 4900 aC por povos neolíticos.



Uma visão de dentro da paliçada de madeira recentemente reconstruída no círculo.


O primeiro sinal do círculo foi indentificado em 1991/1992, quando foi tirada uma fotografia aérea de um campo de trigo e ela mostrava sulcos circulares nesse território. As marcas de corte eram fáceis de ver em uma época de seca. François Bertemes e Peter Biehl da Universidade de Halle -Wittenberg começaram uma escavação principal do sitio em 2002. Quando os arqueólogos combinaram as observações e as provas com o GPS, foi ai que eles notaram que as duas aberturas do Sul marcam o amanhecer eo pôr do sol do solstício de inverno ( Dia 21 de Dezembro).

Bertemes e Biehl, continuaram a escavação e no ano de 2004, um grupo da Universidade da Califórnia, Berkeley se juntou a escavação, dando-lhe uma dimensão internacional. O sitio foi aberto ao público em 21 de Dezembro de 2005.


Sitio do círculo Goseck. As linhas amarelas representam a direção que o Sol nasce e se põe no inverno, solstício , enquanto a linha vertical mostra o astronômico meridiano

O cuidado com a construção do monumento tem levado muitos cientistas a acreditar que o Círculo Goseck foi construído para servir como uma espécie de calendário solar ou lunar primitivo, mas seu uso exato ainda é uma fonte de debate. Evidências demonstram que o chamado "culto solar" foi difundido na Europa antiga. Isso levou à especulação de que o círculo foi usado em algum tipo de ritual, talvez até em conjunto com o sacrifício humano. Essa hipótese ainda não foi comprovada, mas os arqueólogos descobriram vários ossos humanos, incluindo um esqueleto decapitado, do lado de fora dos muros da paliçada.


07. Linhas de Nazca




Desenho que representa uma Aranha


As linhas de Nazca são um conjunto de desenhos e pictogramas esculpidos na terra, no deserto de Nazca, um planalto seco localizado no Peru . Estudiosos acreditam que as Linhas de Nazca foram criadas pela civilização de Nazca entre 400 e 650 d.C. As linhas são desenhos rasos feitos no chão, removendo as pedras avermelhadas onipresentes na região e descobrindo o chão esbranquiçado por baixo. As linhas conseguiram permanecer intactas por centenas de anos, graças ao clima árido da região, que recebe pouca de chuva e vento ao longo do ano. As linhas representam figuras individuais e variam em complexidade a partir de simples linhas até beija-flores estilizados, aranhas, macacos, peixes, tubarões ou orcas, lhamas e lagartos.





Figura que simboliza um Beija-Flor

Os cientistas sabem quem fizeram as Linhas de Nazca e como eles fizeram isso, mas eles ainda não sabem o porque. A hipótese mais popular ea mais razoável é que as linhas devem ter figurado nas crenças religiosas do povo Nazca , e que fizeram os desenhos como oferendas aos deuses, que teriam sido capazes de ser vistas a partir do céu. Há também quem diga que as linhas sejam os restos de antigos campos de pouso usados por uma desaparecida sociedade tecnologicamente avançada.


Representação de um Macaco

08. O Monumento Yonaguni





O Monumento Yonaguni é uma formação rochosa subaquática maciça ao largo da costa de Yonaguni , no sul do arquipélago de Ryukyu , no Japão . Há um debate se o sitio é totalmente natural, ou um local natural que tenha sido modificado, ou um artefato feito pelo homem.
Ele foi descoberto em 1987 por um grupo de mergulhadores que estavam lá para observar tubarões martelo. Essa descoberta imediatamente provocou uma enorme quantidade de debates na comunidade científica japonesa.



O monumento é constituído por uma série de formações rochosas impressionantes, incluindo plataformas maciças, degraus talhados, e pilares de pedras enormes que se encontram em profundidades de 50 à 40 metros. Há uma formação triangular, que se tornou conhecida como "tartaruga", pela sua forma original. As correntes maritimas na área são conhecidas por serem particularmente traiçoeiras, mas isso não impediu o monumento de se tornar um dos mais populares locais de mergulho em todo o Japão.




A formação chamada de "A Tartaruga"

O monumento é composto de arenito e argilitos do Mioceno, depositados cerca de 20 milhões de anos atrás. A maioria das formações significativas estão ligadas à massa da rocha subjacente.
A principal característica é uma formação retangular de cerca de 150 por 40 m e cerca de 27 m de altura, o topo é cerca de 5 m abaixo do nível do mar. A maior parte de sua superfície consiste de uma complexa série de terraços e pisos largos, principalmente retangulares.

9. Newgrange

Newgrange é uma tumba do Conjunto Arqueológico do Vale do Boyne, no Condado de Meath, na Irlanda, um dos mais famosos sítios pré-históricos do mundo e o mais famoso da Irlanda.

Newgrange foi construída de modo que, ao nascer do sol do dia mais curto do ano (solstício de inverno), um fino raio de sol ilumina por pouco tempo o piso da câmara no final de um longo corredor.

O complexo de Newgrange foi construído originalmente entre c. 3100 e 2900 aC, o que significa que é de aproximadamente 5.000 anos. De acordo com as datas de carbono-14 , (teste realizado por pesquisadores que verifica a idade de achados arqueológicos) é mais do que 500 anos mais antiga que a Grande Pirâmide de Gizé no Egito , e antecede Stonehenge em cerca de Mil anos, bem como anterior à cultura micênica da Grécia antiga . Os materiais de construção usados para construir Newgrange foram produzidas localmente, com exceção de quatro lajes, que são de um castanho carbonífero de arenito , o resto das 547 placas que foram utilizadas na construção do monumento são feitas de materiais que poderiem ser encontrados ao norte de Newgrange.

O local parece ter sido usado principalmente como uma tumba, foram encontrados restos humanos cremados de cinco indivíduos. Embora existam todas essas evidências, tem ocorrido vários debates sobre qual era realmente o seu objetivo. Muitos arqueólogos acreditam que o monumento tinha um significado religioso de alguma espécie ou de outra, seja como um lugar de "culto dos mortos" ou de uma fé baseada na astronomia. Os indivíduos que as construíram viviam numa sociedade bem estruturada.

O acesso ao local é feito a partir do Condado de Meath, de onde partem os grupos em ônibus.



10. Sítio Estadual de Cahokia Mounds



reconstrução de um artista da cidade de Cahokia em seu pico.


Distando aproximadamente a 15 quilômetros ao norte de Saint Louis (no Missouri), Cahokia provê a fonte mais completa de informações em civilizações pré-colombianas na região do rio Mississipi. É um exemplo notável de uma estrutura sedentária pré – urbana, que permite o estudo de um tipo de organização social sobre o qual não existem rastros escritos.
Cahokia é o nome dado a uma aldeia indígena. Os arqueólogos estimam que a cidade foi fundada por volta de 650 dC, e sua complexa rede de cemitérios e paisagismo sofisticado provam que ela já foi uma próspera comunidade. Estima-se que no seu auge, a cidade foi o lar de até 40.000 pessoas, o que teria feito o assentamento mais populoso da América antes da chegada dos europeus. O aspecto mais notável dos Cahokia hoje são os 80 montes de terra, algums bem altos como com 33 metros de altura, que pontilham o local de 2.200 ectares. Estes ajudaram a criar uma rede de praças em toda a cidade, e acredita-se que os edifícios importantes, como a casa do chefe do povoado, foram construídos acima deles. O sitio apresenta também uma série de postes de madeira que os arqueólogos chamam de "Woodhenge." Os lugares são para marcar os solstícios e os equinócios, e, supostamente, um lugar proeminente na mitologia da comunidade astronômica.



Embora os cientistas estão constantemente descobrindo novas informações sobre a comunidade Cohokia, o maior mistério que permanece é que tribo indiana moderna é descendente dos moradores da cidade antiga, assim como apenas o que foi que os levou a abandonar a sua localidade.

Reconstituição de como seria o sítio


Estado atual de como o sítio se encontra

0 comentários:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

REGRAS DOS COMENTÁRIOS

Os comentários são moderados e avaliados. Não são publicados os comentários que:

- Não tenham relação com o post,
-Usem palavras de baixo calão
- Usem ofensas aos leitores e a minha pessoa


Evite colocar links de sites ou blogs de terceiros, comente usando OpenID para que assim seja redirecionado diretamente ao seu site/blog.

Se você encontrar erros em nosso Blog pode nos informar com toda a educação que você tem, afinal de contas eu não sou perfeito. Nem mesmo você!

Vocês são sempre bem vindos! Voltem sempre aqui.

 
Copyright (c) Humourando ;D - Blogger Templates created by BTemplateBox.com - Css Themes by metamorphozis.com